Literatura

Fundação Casa de Jorge Amado inicia terceira edição do projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’

Por em 2/09/2025 Atualizado em 02/09/2025 13:07

O objetivo é incentivar o gosto pela literatura, através de ações formativas, entre elas, visitação guiada, oficinas, rodas de conversa, palestras e apresentações musicais

A Fundação Casa de Jorge Amado inicia, na próxima quarta-feira, 3 de setembro, a terceira edição do projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’, com atividades gratuitas todas as quartas-feiras, até 17 de dezembro. A iniciativa oferece ações formativas e apresentações culturais especialmente pensadas para incentivar o interesse pela literatura.

Voltado para o público geral, e, em especial, para as crianças e jovens de escolas públicas, o projeto tem como objetivos incentivar o gosto pela literatura, apresentar a Fundação Casa de Jorge Amado e contribuir com a movimentação de público no Centro Histórico. 

“Serão 16 quartas-feiras com ações 100% gratuitas, que incluem visita guiada na Fundação Casa de Jorge Amado, ações formativas, conversas com escritores e apresentações musicais no Café Teatro Zélia Gattai”, pontua Ticiano Martins, diretor-executivo da Fundação Casa de Jorge Amado.

No mês de setembro, ‘Uma Quarta de FreePelô’ contará com monitorias a partir das 14h, contemplando a apresentação do acervo da Fundação Casa de Jorge Amado, as obras e a história de vida de Jorge Amado, Zélia Gattai e Myriam Fraga.

Em seguida, terão atividades formativas, bate-papos, oficinas, conversas literárias e apresentações musicais no Teatro Café Zélia Gattai. Nesta quarta-feira (3), acontece um bate-papo com escritor Deco Lipe; dia 10, será com a escritora Lorena Ribeiro; dia 17, com a escritora Gleice Ferreira. Já no dia 24, será a vez da apresentação musical ‘Amadas canções – Um passeio musical pela vida e obra de Jorge Amado’, com Guida Moira e Maria João Amado, neta de Zélia Gattai e Jorge Amado.


Transporte gratuito

Para permitir o acesso ao Centro Histórico, será garantido o transporte gratuito da Estação do Metrô Campo Pólvora ao Pelourinho. Vans da ação ‘Partiu Pelô’, parceria da Fundação Casa de Jorge Amado com a CCR Metrô Bahia, estarão na saída da estação do metrô na Rua do Tingui e o desembarque será feito em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, sempre das 9h30 às 18h. O transporte também é realizado no sentido inverso (Pelourinho-Campo da Pólvora).

O projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’ é apresentado pelo Ministério da Cultura e Fundação Casa de Jorge Amado, conta com o patrocínio da Motiva, por meio do seu Instituto, do Itaú, do Banco do Nordeste e do Sicoob, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. É uma realização da Fundação Casa de Jorge Amado, com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Bahia, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, da ITS Brasil e do Shopping da Bahia.

Mais informações: www.cultura.salvador.br.

continua após o anúncio

Nilma Gonçalves

colunista

Jornalista graduada pela Facom/ UFBA. Tem passagens por veículos como TV Bahia, rádios Educadora e Excelsior, iBahia e jornal A Tarde. Foi repórter e editora de Cultura do jornal Correio. Também é Assessora de Comunicação, com trabalhos nas Prefeituras de Salvador e de Irecê, Diretoria de Museus (IPAC), Panorama Internacional Coisa de Cinema, Editora Solisluna e Academia de Letras da Bahia.

Nilma Gonçalves escreve sobre LiteraturaNotícias