Música

Festival FBI: Fortalecendo o Protagonismo Feminino no Hip-Hop Baiano

Por em 20/09/2025 Atualizado em 20/09/2025 14:31

Coletivo Baile das Brabas lança edição itinerante em Santo Amaro, Salvador e Cachoeira

O Coletivo Baile das Brabas anuncia o Festival das Brabas Itinerante (FBI), um evento cultural que tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino no hip-hop baiano. A primeira edição acontece em três cidades da Bahia, com uma programação que inclui shows, batalhas, oficinas, rodas de conversa, intervenções visuais e pista de dança.

Datas e locais do Festival FBI 2025

  • 23 de agosto – Santo Amaro (Tempero de Mainha, Praça Matriz)
  • 20 de setembro – Salvador (Atelier Spray Cabuloso, Pelourinho)
  • 18 de outubro – Cachoeira (Escombro 777, Rua 25 de Junho)

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, com público estimado entre jovens de 18 a 35 anos, mas também acessível a famílias, artistas, educadores e pessoas LGBTQIAPN+.

História e impacto do Baile das Brabas

Criado em 2019, em Cachoeira (BA), o Baile das Brabas é um coletivo que fortalece artistas independentes do hip-hop feminino e promove a representatividade de mulheres negras periféricas. Após a pausa durante a pandemia, o projeto retomou suas atividades em 2023, ampliando sua atuação e consolidando-se como um dos principais movimentos da cena urbana na Bahia.

Com foco em MCs, DJs, dançarinas, grafiteiras e produtoras culturais, o coletivo organiza atividades que unem arte, lazer e empoderamento feminino, além de abrir espaço para trocas culturais e conexões com a comunidade.

Programação e atividades

O Festival FBI vai além das apresentações musicais. A programação inclui:

  • Oficinas formativas sobre cultura, gênero, música e empreendedorismo feminino;
  • Rodas de conversa com artistas e produtoras;
  • Batalhas de rima e dança;
  • Intervenções visuais e performances;
  • DJs e pista de dança para encerrar cada edição.

O festival pretende alcançar não apenas o público jovem, mas também educadores, produtores culturais e a comunidade periférica urbana, fortalecendo a circulação cultural no Recôncavo Baiano e em Salvador.

Apoio e perspectivas

O projeto é uma produção independente idealizada por mulheres e foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, via Secretaria de Cultura, e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

O objetivo do coletivo é consolidar o Festival FBI como um evento anual, tornando-o uma referência no cenário cultural do Nordeste, além de gerar visibilidade e renda para mulheres artistas e produtoras culturais.

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre MúsicaNotícias