O medo vai ganhar novas formas e narrativas no audiovisual baiano. A oficina de terror acontece no dia 31 de outubro de 2025, das 15h às 17h, na UNIFTC – Unidade Paralela, e promete transformar o modo como estudantes e cineastas enxergam o gênero.
A atividade leva o nome de Atmosfera do Medo: Criando Narrativas de Terror no Cinema Brasileiro. Além disso, é gratuita e voltada para quem deseja explorar o terror como linguagem crítica e social no cinema nacional. A realização fica por conta da NuclArt Filmes & Produções, em parceria com o Curso de Comunicação da UNIFTC e a Caixa do Medo.
As inscrições seguem abertas até o dia 28 de outubro, através do site www.nuclart.com.br. No entanto, é preciso correr: são apenas 20 vagas disponíveis. O resultado da seleção será divulgado dia 29 de outubro.
Terror como ferramenta de crítica e reflexão
O cineasta Márcio Liolly, criador da primeira websérie de terror baiana “Caixa do Medo”, é quem conduz a oficina de terror. No entanto, não se trata apenas de ensinar técnicas: ele promete mergulhar nas estéticas sombrias, narrativas sociais e linguagens visuais do gênero.
Em suas produções, Liolly une cultura popular, formação audiovisual e projetos que valorizam o protagonismo feminino. Nesse sentido, o medo vai muito além de um recurso narrativo — trata-se de uma ferramenta poderosa de expressão:
“O terror, quando bem utilizado, revela o que se esconde nas sombras da nossa realidade. Por isso, ele é capaz de provocar reflexões sobre o medo coletivo, o social e o político“, destaca o diretor.
O que esperar da oficina
Durante o encontro, os participantes serão guiados em um processo criativo que une teoria e prática na construção de roteiros, personagens e atmosferas. Nesse sentido, a oficina é voltada para estudantes, realizadores independentes e amantes do cinema que desejam compreender o terror como linguagem estética e social.
Temas que a oficina trabalha
Os participantes vão explorar os elementos visuais e sonoros do terror como ponto de partida. Na sequência, mergulham na criação de atmosferas sombrias e simbólicas. Ao longo da oficina, debatem a representação do medo na cultura brasileira. Além disso, discutem o papel do cinema de horror como crítica social.
Mais do que sustos, o projeto propõe uma imersão no medo como arte e reflexão. De fato, é uma oportunidade rara de aprendizado com um dos nomes mais ativos do audiovisual de gênero no Brasil.
Serviço — Oficina Atmosfera do Medo
Local: UNIFTC – Unidade Paralela (Salvador/BA)
Data: 31 de outubro de 2025
Horário: 15h às 17h
Vagas limitadas: 20
Inscrição gratuita: até 28/10 em www.nuclart.com.br
Resultado da seleção: 29/10
Realização: NuclArt Filmes & Produções e Caixa do Medo
Parceria: Curso de Comunicação da UNIFTC
Contato: nuclartproducoes@gmail.com
Instagram: @nuclartfilmeseproducoes | @caixadomedo






