Notícias

Em comemoração ao 2 de Julho, espetáculo ‘Ao Pé do Caboclo’ acontece na Praça do Campo Grande

Por em 26/06/2025 Atualizado em 26/06/2025 23:49

Sucesso nas comemorações do 2 de Julho no ano passado, em homenagem à Independência da Bahia, o espetáculo “Ao Pé do Caboclo” será apresentado neste sábado (28) e domingo (29), às 19h, na Praça do Campo Grande, de forma gratuita.

A peça, que conta com mais de 100 bailarinos do Balé Folclórico da Bahia ao lado de indígenas da etnia Xukuru-Kariri, é inspirada na obra da coreógrafa Lia Robatto.

Sob a direção de Vavá Botelho e a direção coreográfica de Zebrinha , os artistas combinam teatro e dança em meio ao público, e literalmente aos pés do caboclo, monumento que homenageia o protagonismo dos indígenas e populares nas lutas pela independência do Brasil, na Bahia. 

As apresentações são uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos.

Fotos: Betto Jr. / Secom

Balé Folclórico da Bahia

Internacionalmente aclamado, Balé Folclórico da Bahia (BFB) foi criado em 1988 por Walson (Vavá) Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada. 

Com o objetivo de preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé Folclórico da Bahia desenvolveu uma linguagem cênica que parte basicamente dos aspectos populares da cultura baiana atingindo a contemporaneidade sem perder suas raízes.

Fotos: Betto Jr. / Secom

Em comemoração aos 37 anos de existência, o Balé anunciou recentemente a turnê nacional que levará a arte do grupo pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, por meio do espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”. A série de apresentações começa no dia 22 de agosto, com a participação do BFB no MoviRio Festival (Rio de Janeiro), e prosseguirá até outubro, passando por São Paulo, Campinas, Franca, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Novo Hamburgo.

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre Notícias