Literatura

Tiganá Santana é presença confirmada na Fligê 2025, em Mucugê

Por em 7/08/2025 Atualizado em 07/08/2025 20:54

O cantor, compositor, poeta e filósofo Tiganá Santana é uma das atrações confirmadas da 8ª edição da Fligê – Feira Literária de Mucugê, que acontece em agosto de 2025, na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina (BA). O artista sobe ao palco principal no sábado, 16 de agosto, às 22h, com um espetáculo que vai muito além da música: um mergulho profundo em palavras, pensamentos e saberes ancestrais.

Um show que atravessa cosmologias afro-atlânticas e ameríndias

Conhecido por sua obra singular, Tiganá Santana conduz o público por um percurso poético e filosófico que dialoga com cosmologias afro-atlânticas, ameríndias e afro-brasileiras, tocando temas como memória, espiritualidade e ancestralidade.

Sua apresentação na Fligê 2025 integra música, oralidade e pensamento, em total sintonia com o tema desta edição da feira: “Rios e Matas da Narrativa”.

Arte, língua e filosofia em conexão com a terra

Tiganá é reconhecido como o primeiro compositor brasileiro a lançar um álbum com canções autorais em línguas africanas, como kikongo e kimbundu. Sua discografia inclui também composições em português, inglês, francês e espanhol, revelando uma musicalidade diversa, plural e profundamente conectada com os saberes de matriz africana e indígena.

Sua criação convoca as matas como territórios de sabedoria, em ressonância com as filosofias negras, os orixás, os povos originários e as práticas comunitárias que inspiram seu trabalho.

Trajetória acadêmica e premiada

Além de artista, Tiganá Santana é também um nome de destaque na academia. É professor do Instituto  de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), doutor em Letras  pela USP e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Suas pesquisas se concentram nas expressões artísticas e filosóficas afrorreferenciadas, afro-brasileiras e indígenas.

Em 2020, foi vencedor do Prêmio Antônio Cândido, concedido pela ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), pela melhor tese de doutorado do ano.

Fligê 2025: literatura, natureza e transformação

interior do Brasil. Desde 2016, transforma a cidade de Mucugê em um verdadeiro território de encontro, reflexão e celebração da palavra, reunindo autores, leitores, professores, artistas e visitantes de diversas partes do país.

Em sua 8ª edição, a feira traz o tema “Rios e Matas da Narrativa”, abordando o simbolismo da natureza na literatura e nas artes, além de discutir os desafios do presente e imaginar futuros possíveis.

A programação inclui:

– Mesas literárias

– Lançamentos de livros

– Espetáculos teatrais

– Oficinas e expografias

– Sessões de cinema com o FligêCine

– Atividades infantis com a Fligêzinha

– Grandes shows musicais

Serviço – Show de Tiganá Santana na Fligê 2025

Evento: Fligê – Feira Literária de Mucugê

Atração: Show de Tiganá Santana

Data: Sábado, 16 de agosto de 2025

Horário: 22h

Local: Palco principal – Mucugê, Chapada Diamantina (BA)

Entrada: Gratuita

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre LiteraturaNotícias