Exposição

Beiru recebe mutirão de graffiti no Festival de Artes Visuais

Por em 19/09/2025 Atualizado em 02/12/2025 21:49

De 19 a 21 de setembro, o bairro de Tancredo Neves (Beiru), em Salvador, será palco de um grande mutirão de graffiti. A ação integra o Circuito Arte Não é Privilégio – Edição Salvador, dentro da programação do Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais – Ano II.

Durante os três dias, mais de 20 artistas urbanos convidados transformarão os muros da Rua Irmã Dulce e do Campo São Paulo (início da Estrada das Barreiras) em verdadeiros painéis de arte a céu aberto. O evento é aberto ao público e promete envolver artistas, moradores e visitantes em uma experiência coletiva de criação.

Exposição a céu aberto a partir de 22 de setembro

Com o fim do mutirão, no dia 22 de setembro, data que marca a abertura da Primavera dos Museus (Ibram), o público poderá visitar a exposição de graffiti guiada por Kleber Pagu, idealizador do Circuito e diretor do CÉU – Museu de Arte a Céu Aberto, além dos gestores da Pinacoteca do Beiru, Anderson AC e Juliana Freire.

As obras, criadas em diálogo com o cotidiano, as lutas e os sonhos da comunidade, reforçam o caráter periférico, vivo e coletivo da arte urbana.

Arte urbana como patrimônio cultural

O Circuito Arte Não é Privilégio faz parte do Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023 e se propõe a democratizar o acesso à arte no Brasil. A iniciativa promove exposições de graffiti e outras linguagens urbanas em espaços públicos de todas as 27 capitais do país.

A ação também se conecta com a Lei 14.996/2024, que reconhece as artes urbanas como patrimônio cultural nacional, fortalecendo a inclusão de artistas independentes e coletivos periféricos no cenário cultural brasileiro.

Realização e apoio

O Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais – Ano II é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto é apresentado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet nas Favelas), em parceria com o Instituto Cultural Vale.

Serviço

Onde: Rua Irmã Dulce e Campo São Paulo (Estrada das Barreiras), Beiru/Tancredo Neves, Salvador
Quando: 19 a 21 de setembro (mutirão) | 22 de setembro em diante (exposição aberta ao público)
Quanto: Gratuito

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre ExposiçãoNotícias