Música

Capão in Blues transforma Vale do Capão em polo cultural do Nordeste

Por em 29/09/2025 Atualizado em 28/11/2025 17:43

O blues vai ecoar novamente no coração da Chapada Diamantina. De 20 a 22 de novembro, o Capão in Blues 2025 retorna ao Vale do Capão, em Palmeiras (BA), e promete se consolidar como um dos maiores festivais de blues do Nordeste.

Conheça o Capão in Blues

O Capão in Blues é um festival gratuito de blues que acontece no Vale do Capão em Palmeiras, Chapada Diamantina nos dias 20 a 22 de novembro. O evento reúne artistas nacionais e internacionais em um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil.

Após o sucesso da primeira edição em 2024, o Capao in Blues retorna com programação ampliada: três dias de festival, crescimento de 50% em relação à estreia, e consolidação como um dos maiores festivais de blues do Nordeste.

Música, cultura e turismo sustentável

Idealizado por Ildázio Tavares Jr. e José Alves, e realizado pelo Grupo A TARDE e A TARDE FM, em parceria com a Viramundo Produções, o festival une música, cultura e turismo sustentável em um dos cenários mais deslumbrantes do Brasil.

“O Capão in Blues é mais do que um festival: é uma experiência transformadora. Queremos preservar a identidade única do Vale e, ao mesmo tempo, projetá-lo para o mundo como destino cultural e turístico”, afirma Ildázio Tavares Jr.

Impacto social e econômico

Na primeira edição, o Capão in Blues lotou pousadas, restaurantes e movimentou toda a cadeia econômica local. Para 2025, a expectativa é ainda maior: geração de renda, novos postos de trabalho, maior circulação de turistas e valorização da identidade cultural do Vale do Capão.

“O mercado abraçou nossa ideia. Em 2024, tivemos ocupação máxima nas pousadas e restaurantes cheios. Esse fluxo positivo vai se repetir e crescer ainda mais em 2025”, reforça o organizador José Alves Costa.

Além da programação musical, o festival terá ações ambientais como o Recicla Capão, que promove limpeza e reciclagem na vila, reforçando o compromisso do evento com a preservação ambiental.

Curadoria e identidade

A curadoria do festival é novamente assinada por Eric Assmar, guitarrista e doutor em Música, que busca conectar a sonoridade do blues ao território da Chapada, valorizando a diversidade musical e a integração com a comunidade local.

Já o projeto arquitetônico, criado por Heráclito Arandas (GMF Arquitetos), garante um espaço que dialoga com a paisagem natural e reforça a sustentabilidade como marca do evento.

Serviço – Capão in Blues 2025

Onde: Vale do Capão, Chapada Diamantina – BA
Quando: 20 a 22 de novembro de 2025 (feriado da Consciência Negra)
Programação: Shows nacionais e internacionais, três apresentações por noite + ações culturais e ambientais
Entrada: Gratuita
Organização: Grupo A TARDE, A TARDE FM e Viramundo Produções
Patrocínio: Governo do Estado da Bahia (Fazcultura), Dax Oil
Apoio: Prefeitura de Palmeiras e Secretaria de Turismo da Bahia

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre MúsicaNotícias