Literatura

Carmen Ortiz lança ‘Explosões Microscópicas e Steve McQueen’

Por em 9/09/2025 Atualizado em 11/09/2025 18:29

As referências da mais nova escritora baiana vão de Nick Hornby a Steve McQueen, passando pelo movimento Riot Grrrl

Carmen Ortiz nasceu em Salvador e cresceu entre as mostras de filmes do ICBA e shows da banda brincando de deus no Hotel Pelourinho. Formada em história, desde o início da adolescência se aventura no mundo das narrativas ficcionais.

No sábado, 13 de setembro, os leitores vão conhecer uma nova escritora baiana. É quando Ortiz lança Explosões Microscópicas e Steve McQueen no no Restaurante Point Campo Grande.

O livro apresenta Verônica, a temperamental protagonista que se vê sem chão, após ser arrancada de uma vida até então tranquila e ser lançada em uma espiral de incertezas que a levará a reavaliar seu futuro.

A narrativa traz personagens femininas em conflitos pessoais e evoca cenas de cinema cult, com referências ao universo da música pop. Ortiz se apropria, ainda, do gênero chick lit. Tradicionalmente associado a uma estética “cor-de-rosa” e narrativas centradas em romances e trajetórias profissionais femininas, aqui ganha contornos mais frios e densos.

As influências vão do do movimento musical underground Riot Grrrl a escritores como Hanif Kureishi e Nick Hornby. Considerado um dos maiores das décadas de 1960 e 1970, o ator hollywoodiano Steve McQueen (1930-1980) é outra referência e ajuda a dar nome à obra.

Mas por que Steve McQueen?

“Essa é uma boa pergunta! Bom, eu precisava de uma espécie de imagem do masculino para alimentar a fantasia da personagem. Então, comecei a pesquisar esses símbolos do cinema hollywoodiano. Busquei também na música e, ao me deparar com a imagem de McQueen, achei que encaixava no que eu estava querendo para a história. Tinha uma coisa meio vintage, que eu acreditava que funcionaria bem. Não era difícil encontrar ecos dessa imagem por aí, motos, velocidade, calça jeans, uma coisa meio rebelde, e ao mesmo tempo muito polida. Tinha alguma originalidade. E o nome era muito bom, soava bem”, explica.

Mal Dita

Explosões Microscópicas e Steve McQueen é o quinto livro da coleção Mal Dita – da editora Villa Olívia – que apresenta releituras de fábulas, lendas, contos infantis e mitos, inclusive da cultura pop, para a realidade dos dias atuais. A fonte de inspiração para a história de Carmen Ortiz veio de um conto dos irmãos Grimm. Contudo, a revelação de seu nome só é dada no final.

O evento de lançamento de Explosões Microscópicas e Steve McQueen acontece no Point Campo Grande (Avenida Sete de Setembro,1474, Campo Grande, em frente ao Hotel Whish), e tem início às 15h, com bate-papo conduzido pelo escritor Wladimir Cazé. Em seguida, acontece a sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.

continua após o anúncio

Nilma Gonçalves

colunista

Jornalista graduada pela Facom/ UFBA. Tem passagens por veículos como TV Bahia, rádios Educadora e Excelsior, iBahia e jornal A Tarde. Foi repórter e editora de Cultura do jornal Correio. Também é Assessora de Comunicação, com trabalhos nas Prefeituras de Salvador e de Irecê, Diretoria de Museus (IPAC), Panorama Internacional Coisa de Cinema, Editora Solisluna e Academia de Letras da Bahia.

Nilma Gonçalves escreve sobre LiteraturaNotícias