Exposição

Circuito de Arte em Boteco transforma bares do Centro de Salvador em ateliês abertos

Por em 11/09/2025 Atualizado em 02/12/2025 21:41

O Circuito de Arte em Boteco (CAB) realiza sua 3ª edição no próximo sábado, 13 de setembro de 2025, das 16h às 21h, em diversos bares e restaurantes do Centro de Salvador. O evento é gratuito e reúne 20 artistas locais, que irão transformar mesas de bares em verdadeiros ateliês abertos, aproximando o público da produção artística contemporânea.

Criado em 2024 pelos artistas visuais Milena Ferreira e Busca, o CAB nasceu da necessidade de ampliar os espaços de difusão da arte em Salvador, que ainda sofre com a falta de galerias e iniciativas públicas ou privadas para o setor. Desde então, o projeto vem se consolidando como uma experiência acessível, inclusiva e inovadora, ressignificando lugares de socialização da cidade e levando a arte para o cotidiano.

Arte sem barreiras

No lugar da formalidade de museus e galerias, o público encontra artistas em um espaço democrático e horizontal, onde pode conhecer não apenas as obras, mas também os processos criativos e reflexões por trás delas.

“Mais do que uma exposição, o CAB é um momento de troca. O público conversa com os artistas sem barreiras, e os artistas fortalecem seu discurso a partir desse diálogo diverso”, explica Milena Ferreira, idealizadora do projeto ao lado de Busca.

Seleção plural de artistas

A curadoria do evento é feita por uma banca formada por um artista participante da edição anterior, um pesquisador da área e um gestor de espaço independente, o que garante um recorte diverso e representativo da produção artística baiana.

Este ano, participam: Adu Santos, Alison Souza, Amorim Japa, Buzuá, Carla dos Santos, Mauro Lúcio, David Sol, Iansã Negrão, Jéssica Lemos, Kleyson Otun Elebogi, Lucimélia Romão, Matheus Freitas, RADIxCAOS, Rafael Ramos, Tayla Silla, Thiago Nevs, Tiê Francisco Maria, Vitor Alves, Washington da Selva e Zulmi Nascimento.

As linguagens vão de performance, fotografia e pintura até gravura, instalação e experimentações híbridas, sem temas impostos: cada artista é livre para decidir o que apresentar, reforçando a autonomia criativa como eixo central do projeto.

Foto: Antonio Neto

Onde acontece

Nesta edição, os bares e restaurantes participantes são: Mocambinho, Bar 100 Nome, Líder Bar e Restaurante, Flor do Largo, Point da Codorna, Bar do Nó, Bar São Vicente, Bar do Danilo e Oxente Menina.

Cultura e fomento

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura Municipal e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), vinculada ao Ministério da Cultura.

Serviço – Circuito de Arte em Boteco III

Data: 13 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: das 16h às 21h
Local: bares do Centro Histórico de Salvador
Participantes: 20 artistas visuais baianos
Entrada gratuita
Mais informações: @cabsalvador

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre ExposiçãoNotícias