Música

Festival Sonora celebra compositoras baianas

Por em 26/09/2025 Atualizado em 28/11/2025 17:49

O Festival Sonora Bahia chega a Salvador neste sábado (27), a partir das 19h, com um show gratuito e aberto ao público no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento reúne compositoras baianas em uma noite de celebração da música feita por mulheres, integrando a programação do festival que este ano homenageia a cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes.

Conheça o Festival Sonora Salvador

O Festival Sonora acontece neste sábado (27/09) às 19h no Espaço Cultural da Barroquinha, com entrada gratuita. O evento reúne compositoras baianas em uma noite de celebração da música feita por mulheres, integrando a programação do Festival Sonora Bahia 2025.

No palco o público poderá conferir apresentações das artistas Alexandra Pessoa, Eloah Monteiro, Emillie Lapa e Natalyne Santos, além do tradicional palco aberto, que valoriza novas vozes da cena musical local.

“O palco do Sonora em Salvador é sempre um espaço de celebração e descoberta. Reunir compositoras como Alexandra Pessoa, Eloah Monteiro, Emillie Lapa e Natalyne Santos, além do nosso palco aberto, é reafirmar a potência criativa das mulheres na música baiana”, destaca Ive Farias, curadora e produtora cultural do festival.

Homenagem a Margareth Menezes

A edição 2025 presta tributo a Margareth Menezes, reconhecida pela sua trajetória artística e pelo papel fundamental na renovação da música brasileira. A programação em Salvador integra o calendário estadual do festival, que acontece também em Ilhéus e no Vale do Capão, entre os dias 9 de setembro e 4 de outubro, incluindo webinários, oficinas e apresentações musicais.

Um festival global, com raízes na Bahia

O Sonora é uma rede internacional que, desde 2016, já reuniu mais de 5 mil compositoras em 15 países. Na Bahia, o festival soma nove edições, realizadas pela Avoar Arte e Cultura, e já levou ao palco mais de 150 artistas, fortalecendo a cena musical e ampliando espaços de visibilidade para mulheres compositoras.

Com o lema #mulherescriando, o festival reafirma sua missão de ser um espaço de encontro, visibilidade e transformação, conectando artistas iniciantes e consolidadas ao público e ao território.

Apoio institucional

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço – Festival Sonora Bahia 2025

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha, Salvador (BA)
Quando: 27 de setembro (sábado)
Horário: A partir das 19h
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Mais informações: @sonorabahia

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre MúsicaNotícias