Música

Mulheres do Samba de Roda da Bahia retornam a Salvador com roda de conversa performática

Por em 1/09/2025 Atualizado em 01/09/2025 22:03

As Mulheres do Samba de Roda da Bahia voltam a Salvador com o projeto “Corpo, Samba e Ancestralidade”, que acontece no dia 4 de setembro de 2025, a partir das 10h, no Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA, em Ondina. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.

A atividade reunirá nove Mestras do Samba de Roda de diferentes cidades da Bahia em uma roda de conversa performática, mediada por Clécia Queiroz, professora da Escola de Dança da UFBA, cantora, dançarina e pesquisadora baiana. O encontro é uma oportunidade única de conhecer os sotaques, trejeitos e tradições que compõem o samba de roda no estado.

Presença das Mestras

As guardiãs do samba de roda presentes serão: Dona Bete, Dona Biu, Dona Chica do Pandeiro, Dona Fátima, Dona Fiita, Dona Lora, Dona Rita da Barquinha, Dona Santinha e Dona Zélia do Prato. Cada uma traz consigo histórias e modos de fazer que mantêm viva a herança cultural afro-brasileira.

Histórico do projeto

O retorno a Salvador acontece sete anos após o último encontro na capital, em 2018. A iniciativa é uma continuidade do trabalho iniciado com o documentário e o livro “Mulheres do Samba de Roda” (2017), resultado de um mapeamento etnomusicológico com 16 mestras de 15 localidades baianas.

O sucesso do projeto possibilitou uma ampla circulação que já passou por cidades como Maragogipe, Muritiba, Conceição do Almeida, Saubara, Santo Amaro da Purificação, além de capitais como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Aracaju.

Programação no Congresso UFBA 2025

A apresentação integra a programação do Congresso UFBA 2025 e contará com acessibilidade em LIBRAS, reforçando o compromisso com a democratização da cultura.

Apoio institucional

O Projeto Corpo, Sambas e Ancestralidades – Mulheres do Samba de Roda foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. A ação conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, do Pontão de Cultura Saubara em Movimento da Chegança dos Marujos Fragata Brasileira e do Ponto de Cultura Coletivo Mulheres do Samba de Roda.

Serviço – Mulheres do Samba de Roda em Salvador

Data: 4 de setembro de 2025
Horário: a partir das 10h
Local: Teatro Experimental da Escola de Dança da UFBA – Ondina, Salvador
Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição
Mais informações: @mulheresambadeiras

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre MúsicaNotícias