Literatura

Renato Gama lança em Salvador ‘Neguinha, sim!’, livro que exalta a beleza da criança negra

Por em 31/07/2025 Atualizado em 28/11/2025 16:28

Evento será na LDM do Bela Vista, nesta sexta (01), com apresentação musical

Conhecida na voz da cantora Izzy Gordon, a música ‘Neguinha, sim!’ ganhou as páginas de um livro. Nele, a personagem principal, uma menininha muito feliz, celebra sua ancestralidade e beleza com orgulho e alegria. Pois bem: música e texto são obra do paulista Renato Gama, que estará em Salvador nesta sexta-feira, 1º de agosto, para o lançar ‘Neguinha, sim!’

Será na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, às 18h, com apresentação musical e sessão de autógrafos. A entrada para o evento é gratuita. 

“A personagem desta história-canção é neguinha, sim! E muito, muito, muito feliz! Afinal, seu nariz é belo como as ondas do mar, seus olhos são de jabuticaba e ela tem um cabelo brilhante como  sol…” 

Publicado pela Companhia das Letrinhas em 2023, ‘Neguinha, sim!’ mistura o texto delicado de Renato Gama às ilustrações vibrantes de Bárbara Quintino, formando uma obra que exalta a autoestima das crianças negras e convida leitores de todas as idades a refletirem sobre representatividade, pertencimento e potência. 

Renato dedica sua “história-canção” às mulheres que o criaram: a avó Antonia, a mãe Vera e a madrinha Elenice. Além disso, convida os leitores a celebrarem com ele a memória de suas matriarcas que já partiram: a tia-avó Adelina, a tia Ana e a avó Sebastiana. “Para eu escrever essa canção que virou livro, muita coisa foi escrita antes”, conta ele.

Ao final do livro, os leitores encontram a partitura e a cifra da música para cantar e tocar junto. 

Músico, compositor, escritor e produtor cultural, Renato Gama tem canções interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como a já citada Izzy Gordon e Zélia Duncan. Ele também vem se destacando na literatura infantil por sua abordagem poética e afirmativa. Sua obra é marcada por temas que atravessam a negritude, a periferia e a infância, sempre com sensibilidade e potência. ‘Neguinha, sim!’ marca sua estreia como escritor. 

continua após o anúncio

Nilma Gonçalves

colunista

Jornalista graduada pela Facom/ UFBA. Tem passagens por veículos como TV Bahia, rádios Educadora e Excelsior, iBahia e jornal A Tarde. Foi repórter e editora de Cultura do jornal Correio. Também é Assessora de Comunicação, com trabalhos nas Prefeituras de Salvador e de Irecê, Diretoria de Museus (IPAC), Panorama Internacional Coisa de Cinema, Editora Solisluna e Academia de Letras da Bahia.

Nilma Gonçalves escreve sobre LiteraturaNotícias