Literatura

Oficina literária no MAC-BA marca estreia do coletivo Literalutas em Salvador

Por em 18/08/2025 Atualizado em 18/08/2025 21:43

Encontros acontecem em 23 e 24 de agosto; no último dia, tem sarau aberto ao público

Nos próximos sábado (23) e domingo (24), a partir das 10h, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA), no bairro da Graça, recebe a Oficina de Imaginação Crítica e Ficção Científica Fábrica de Futuros, ministrada pelo escritor Patrick Brock. A realização é do coletivo Literalutas, que inicia em Salvador um desdobramento das pesquisas do grupo Literaluta, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Na versão soteropolitana, o coletivo Literalutas acrescenta um ‘s’ à palavra original, para significar a vontade de promover uma literatura plural e conexões entre comunidades interessadas em novas maneiras de fazer o mundo.

A oficina é resultado da pesquisa de Patrick Brock para sua tese de doutorado sobre ficção científica latino-americana, defendida no ano passado na Universidade de Oslo, Noruega:

“Ao entender o conceito de ‘literaluta’, percebi que tinha muito a ver com o que pesquisei sobre a formação de comunidades ativistas por meio da ficção especulativa”, explica ele.

“Destacamos a importância, para quem se dedica a criar, de poder imaginar, narrar criticamente e construir um presente que não permita o fechamento das múltiplas alternativas à disposição”, sintetiza Brock, para quem é fundamental estimular uma visão crítica sobre o papel da arte em tempos de guerra e desenvolvimento tecnológico acelerado.

A oficina Fábrica de Futuros disponibiliza 15 vagas gratuitas. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever por meio do formulário online

No encerramento, no domingo, às 15h, acontecerá o Sarau Literalutas, no qual os participantes da oficina poderão apresentar seus resultados ao microfone. Autoras e autores da cena literária local também estarão presentes para ler textos e vender seus livros, já confirmadas as participações de Maria Helena Macedo, Maruzia Dultra (‘Inventário de uma bibelotista’), Tenille Queiroz (‘Alíberes, aves e plumas’), João Mendonça (‘O cansaço dos outros’), Paulo Zan (‘A história de uma busca’) e Wladimir Cazé (‘Ação de animais).

O sarau é aberto ao público. 

SERVIÇO

Oficina Fábrica de Futuros

Quando: 23 (sábado) e 24 de agosto (domingo), das 10h às 13h
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC_BA) – Espaço Colaborar
Inscrições: Através do formulário online.

Sarau LiteralutasQuando: 24 de agosto (domingo), às 15h
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA) – Área de convívio (térreo) –  Rua da Graça, 284, Graça

continua após o anúncio

Nilma Gonçalves

colunista

Jornalista graduada pela Facom/ UFBA. Tem passagens por veículos como TV Bahia, rádios Educadora e Excelsior, iBahia e jornal A Tarde. Foi repórter e editora de Cultura do jornal Correio. Também é Assessora de Comunicação, com trabalhos nas Prefeituras de Salvador e de Irecê, Diretoria de Museus (IPAC), Panorama Internacional Coisa de Cinema, Editora Solisluna e Academia de Letras da Bahia.

Nilma Gonçalves escreve sobre LiteraturaNotícias