Cinema

Seminário gratuito em Salvador conecta periferia e cinema internacional

Por em 21/10/2025 Atualizado em 21/11/2025 20:00

O cinema ocupa os bairros de Salvador entre 21 e 25 de outubro. Nesse período, a Borboletas Filmes realiza o seminário “A Importância da Ampliação do Circuito Exibidor no Brasil“, encerrando assim o projeto Circuito Filmes que Voam!. O evento é totalmente gratuito e reúne profissionais brasileiros e convidados internacionais. Durante cinco dias, diferentes espaços culturais da capital baiana recebem atividades que debatem a democratização do cinema nas periferias.

A iniciativa busca, acima de tudo, refletir sobre os caminhos da distribuição audiovisual. Além disso, discute o papel das salas públicas, mostras e festivais na democratização do acesso ao cinema brasileiro, especialmente nas periferias.

Cinema nos territórios periféricos

As atividades acontecem em espaços que integraram o projeto ao longo do último ano e meio. Por exemplo: Cine Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas), Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Cultural Alagados (Uruguai), Casa da Música de Itapuã e Saladearte CineMAM, um dos principais polos de exibição independente da cidade.

A programação inclui rodas de diálogo, exibição de filmes e debates com representantes de instituições, festivais e entidades ligadas ao cinema. Além disso, o público encontra múltiplas perspectivas do setor e acompanha discussões fundamentais.

Convidados nacionais e internacionais

Entre os participantes confirmados estão Vanessa Lopez e Daniela Mazzilli, que abordarão a preservação de obras audiovisuais. Além disso, o seminário conta com Paulo Alcoforado (ANCINE), Suzana Argollo (Saladearte), Henrique Dantas, Cláudio Marques, Lula Oliveira e Rosélis Câmara.

A programação também traz convidados internacionais: Gisela Fonseca (Colômbia), Zakiya Carr (Estados Unidos) e Uriara Maciel (Alemanha). Assim, o intercâmbio de experiências promete ampliar horizontes e ao mesmo tempo, consolidar redes de colaboração.

Filmes em exibição no cinema brasileiro Salvador

O público poderá conferir longas e médias-metragens como:
Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez
A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito
Quarta-Feira, de Bárbara Santos e João Pedro Prado
Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib

Conexões e vozes dissidentes

Idealizadora da Borboletas Filmes e coordenadora do projeto, a cineasta Camila de Moraes ressalta que o intercâmbio entre profissionais brasileiros e estrangeiros amplia horizontes. Além disso, consolida redes de colaboração no audiovisual.

“A ideia com o seminário é criar pontes, ou seja, garantir que os espaços de exibiçãonos bairros, nos festivais ou nas salas comerciais — sejam estruturados e reconhecidos como fundamentais para a diversidade cultural“, afirma Camila.

Camila de Moraes

A cineasta reforça ainda que o Circuito Filmes que Voam! nasceu com o objetivo de fortalecer a representatividade no audiovisual. Dessa maneira, o projeto promove o protagonismo de obras e autores negros e indígenas.

“Queremos dialogar sobre outras narrativas, com um olhar de pertencimento. E assim, levar o cinema às comunidades e mostrar que pessoas negras, indígenas e periféricas podem ter suas histórias contadas e reconhecidas“, completa..

Sobre o projeto e a Lei Paulo Gustavo

O Circuito Filmes que Voam! foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia (PGBA). Além disso, conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura.

A Borboletas Filmes é uma produtora e distribuidora baiana com foco em conteúdos audiovisuais identitários. Em síntese, atua na realização, produção e gestão de obras culturais voltadas à representatividade e à formação de novos públicos.

Serviço

O quê: Seminário “A Importância da Ampliação do Circuito Exibidor no Brasil”
Quando: 21 a 25 de outubro de 2025
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista, Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Cultural Alagados, Casa da Música de Itapuã e Saladearte CineMAM
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Realização: Borboletas Filmes
Apoio: Secretaria de Cultura da Bahia, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura

Programação resumida

21/10 – Cine Teatro Solar Boa Vista
16h | Roda de Diálogo “Vivências Educacionais”
19h | Debate sobre preservação audiovisual com Vanessa Lopez e Daniela Mazzilli
19h30 | Exibição do longa Um é Pouco, Dois é Bom

22/10 – Cine Teatro Lauro de Freitas
15h | Roda de Diálogo “Espaços Culturais e o Cinema”
19h | Exibição do longa A Batalha da Rua Maria Antônia

23/10 – Espaço Cultural Alagados
15h | Debate “Vivência no Circuito Comercial”
18h | Exibição do média Quarta-Feira
18h30 | Roda “Vivência Internacional”

24/10 – Casa da Música de Itapuã
15h | “Vivências de Festivais e Mostras de Cinema”
18h | Exibição de Batatinha e o Samba Oculto da Bahia
19h | Roda de Samba com o grupo Samba da Resistência

25/10 – Saladearte CineMAM
15h30 | Mesa com distribuidores, exibidores, ANCINE e entidades do audiovisual

continua após o anúncio

Rafaele Libório

colunista

Publicitária, agitadora cultural e apresentadora. Apaixonada por comunicação e cultura baiana, fundou a Roda Cultural onde atua como diretora criativa, produtora de conteúdo, redatora, filmmaker, editora e em tudo que precisar, é o famoso: pau para toda obra.

Rafaele Libório escreve sobre CinemaNotícias